terça-feira, 2 de abril de 2013
CUIDADO NAS COMPRAS PELA INTERNET
A comodidade e a facilidade de realizar compras pela internet, sem enfrentar o trânsito
caótico, disputar estacionamentos dos shoppings, dentre outros aborrecimentos, tem
gerado um crescimento intenso no mercado de compras “on-line”. Entretanto, é
essencial que o consumidor seja prudente e cauteloso para evitar desgastes e até mesmo
prejuízos. Isto porque a compra pela internet imputa ao consumidor uma condição ainda
mais vulnerável!
Esta afirmativa é comprovada pelo aumento gritante das reclamações registradas pelo
Ministério da Justiça, através do SINDEC- Sistema Nacional de Informações de Defesa
do Consumidor. As queixas mais freqüentes referentes ao comércio eletrônico dizem
respeito á: descumprimento do prazo de entrega; não entrega do produto;
descumprimento da garantia contratual e da garantia prevista no Código de Defesa do
Consumidor; produtos entregues com avarias ou defeitos; cobranças indevidas ou
abusivas; dificuldades na concretização do pedido de cancelamento ou desistência da
compra; ausência do endereço físico do estabelecimento comercial; falta de informações
claras e precisas sobre os produtos, forma de pagamento e prazo de entrega; dados
precisos da identificação da Empresa.
Face aos diversos problemas, seguem algumas dicas fundamentais para os
consumidores:
- A compra não deve ser feita em computadores públicos ou de terceiros;
- Compare preços antes de comprar. Existem alguns endereços eletrônicos que
disponibilizam pesquisas de preços, opinião de outros consumidores sobre os produtos e
ainda avaliação da loja em vários quesitos, como cumprimento do prazo de entrega,
devolução do produto, dentre outros;
- Verifique se a loja virtual indica seu endereço físico, telefone do serviço de
atendimento ao consumidor e e-mail;
- Buscar informações sobre a loja virtual. Preste atenção aos itens de segurança. Veja se
aparece a imagem de um cadeado, geralmente no canto inferior direito;
- Verifique a política de privacidade antes de fornecer seus dados pessoais;
- Analise minuciosamente as fotos do produto que pretende adquirir, elas precisam ser
nítidas;
- Antes de concretizar a compra, leia atentamente as condições de contratação, que
podem varias conforme o produto ou o serviço adquirido, a região do país (em relação
ao prazo de entrega e preço do frete, por exemplo) e a forma de pagamento;
- No caso do produto ser destinado para presente compre com muita antecedência, pois
várias situações podem ocorrer e o presente pode não chegar a tempo;
- Guardar todos os dados da compra, como o nome do site, itens adquiridos, valor pago,
forma de pagamento, número do pedido e prazo de entrega;
- Dentre as formas de pagamento, o boleto bancário é a mais segura, podendo ser
também mais econômica, pois muitas lojas virtuais oferecem descontos que podem
chegar a 10% quando a compra é paga nesta modalidade;
- Salvar ou imprimir todos os e-mails enviados pelo fornecedor até que o produto seja
entregue e esteja em perfeitas condições. Mesmo após receber o produto guarde a nota
fiscal até pelo menos o fim da garantia contratual;
- Ao receber o produto faça a averiguação de possíveis avarias e/ou defeitos.
É importante que o consumidor saiba que o Código de Defesa do Consumidor
estabelece para as compras realizadas pelo telefone ou pela internet, denominadas
compras “fora de balcão”, um direito de arrependimento até 07 dias da contratação ou
do recebimento do produto e o mais importante que este direito poderá ser exercido sem
necessidade de justificativa e sem qualquer custo.
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