terça-feira, 2 de abril de 2013


CUIDADO NAS COMPRAS PELA INTERNET 

A comodidade e a facilidade de realizar compras pela internet, sem enfrentar o trânsito 
caótico, disputar estacionamentos dos shoppings, dentre outros aborrecimentos, tem 
gerado um crescimento intenso no mercado de compras “on-line”. Entretanto, é 
essencial que o consumidor seja prudente e cauteloso para evitar desgastes e até mesmo 
prejuízos. Isto porque a compra pela internet imputa ao consumidor uma condição ainda 
mais vulnerável! 
Esta afirmativa é comprovada pelo aumento gritante das reclamações registradas pelo 
Ministério da Justiça, através do SINDEC- Sistema Nacional de Informações de Defesa 
do Consumidor. As queixas mais freqüentes referentes ao comércio eletrônico dizem 
respeito á: descumprimento do prazo de entrega; não entrega do produto; 
descumprimento da garantia contratual e da garantia prevista no Código de Defesa do 
Consumidor; produtos entregues com avarias ou defeitos; cobranças indevidas ou 
abusivas; dificuldades na concretização do pedido de cancelamento ou desistência da 
compra; ausência do endereço físico do estabelecimento comercial; falta de informações 
claras e precisas sobre os produtos, forma de pagamento e prazo de entrega; dados 
precisos da identificação da Empresa. 
Face aos diversos problemas, seguem algumas dicas fundamentais para os 
consumidores: 
- A compra não deve ser feita em computadores públicos ou de terceiros; 
- Compare preços antes de comprar. Existem alguns endereços eletrônicos que 
disponibilizam pesquisas de preços, opinião de outros consumidores sobre os produtos e 
ainda avaliação da loja em vários quesitos, como cumprimento do prazo de entrega, 
devolução do produto, dentre outros; 
- Verifique se a loja virtual indica seu endereço físico, telefone do serviço de 
atendimento ao consumidor e e-mail; 
- Buscar informações sobre a loja virtual. Preste atenção aos itens de segurança. Veja se 
aparece a imagem de um cadeado, geralmente no canto inferior direito; 
- Verifique a política de privacidade antes de fornecer seus dados pessoais; 
- Analise minuciosamente as fotos do produto que pretende adquirir, elas precisam ser 
nítidas; 
- Antes de concretizar a compra, leia atentamente as condições de contratação, que 
podem varias conforme o produto ou o serviço adquirido, a região do país (em relação 
ao prazo de entrega e preço do frete, por exemplo) e a forma de pagamento; 
- No caso do produto ser destinado para presente compre com muita antecedência, pois 
várias situações podem ocorrer e o presente pode não chegar a tempo; 
- Guardar todos os dados da compra, como o nome do site, itens adquiridos, valor pago, 
forma de pagamento, número do pedido e prazo de entrega; 
- Dentre as formas de pagamento, o boleto bancário é a mais segura, podendo ser 
também mais econômica, pois muitas lojas virtuais oferecem descontos que podem 
chegar a 10% quando a compra é paga nesta modalidade; 
- Salvar ou imprimir todos os e-mails enviados pelo fornecedor até que o produto seja 
entregue e esteja em perfeitas condições. Mesmo após receber o produto guarde a nota 
fiscal até pelo menos o fim da garantia contratual;
- Ao receber o produto faça a averiguação de possíveis avarias e/ou defeitos. 
É importante que o consumidor saiba que o Código de Defesa do Consumidor 
estabelece para as compras realizadas pelo telefone ou pela internet, denominadas 
compras “fora de balcão”, um direito de arrependimento até 07 dias da contratação ou 
do recebimento do produto e o mais importante que este direito poderá ser exercido sem 
necessidade de justificativa e sem qualquer custo. 

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