Dor de ouvido em bebê
O que é:
A dor de ouvido em bebê, chamada cientificamente de otite, é uma situação relativamente comum nas crianças de até 5 anos de idade. Ela pode ser causada pela entrada de água no ouvido ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos dentro do canal auditivo do bebê que por vezes é proveniente das secreções típicas de gripes e resfriados.
Sintomas de dor de ouvido em bebê
No bebê, a dor de ouvido pode manifestar-se através dos seguintes sintomas:
- Irritabilidade;
- Choro;
- Falta de apetite;
- Dificuldade para mamar. O bebê pode rejeitar a mama;
- Febre moderada, que não ultrapassa os 38.5ºC;
- Colocar a mãozinha na orelha muitas vezes;
- Dificuldade em repousar a cabeça do lado da infecção.
Se houver alguma perfuração do tímpano pode haver mal cheiro na orelha e pus, o que por vezes pode causar perda auditiva momentânea, mas que se não for devidamente tratada pode tornar-se permanente.
Tratamento para dor de ouvido em bebê
O tratamento para a dor de ouvido em bebês é feito com a toma de remédios analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. Os antibióticos devem ser utilizados quando a infecção é causada por bactérias e durante todo o tratamento aconselha-se oferecer muitos líquidos e comidas pastosas como sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas.
Esse cuidado é importante pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada à dor de garganta e o bebê pode sentir dor ao engolir e quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.
Dor de ouvido em bebê no avião
Uma outra situação comum que causa dor de ouvido no bebê são as viagens de avião. Neste caso, o que se pode fazer é durante o pouso e a decolagem segurar o bebê no colo e colocá-lo para mamar no peito ou na mamadeira. A chupeta também pode ser utilizada, mas ela é menos eficiente. O ato de sugar e engolir alivia a pressão nos ouvidos do bebê e diminui o incômodo que ele sente durante estes momentos no avião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário