sexta-feira, 5 de abril de 2013


Norton 2013: foco nas ameaças sociais e promessa de rodar “leve”

Nova interface do Norton 2013             Norton Internet Security 2013 rodando em sua versão beta num Windows 7

No final de outubro, os usuários do Norton, plataforma de segurança da Symantec voltada para o cliente final e para o mercado SoHo (Small Offices and Home Offices), contarão com uma solução projetada para o Windows 8 e com fortes funcionalidades para assegurar a navegação em redes sociais (ameaças como scams ou phishing, por exemplo) e plataformas móveis.
Em entrevista à Seth Rosenblatt, editor do CNET, Gerry Egan, gerente sênior de produto da Norton, afirmou que os esforços da Symantec estão focados em reduzir as formas como os “maus garotos” chegam até o usuário.
Um exemplo é o novo Scam Insight, que pega os dados de navegação da rede Norton Insight, que conta com a colaboração de diversos usuários anônimos, para alertar a comunidade da fabricante quando um site demonstra um risco em potencial. Novos portais ou sites que não contam com uma reputação estável são sinalizados, uma boa maneira de ajudar os sistema de segurança a julgar quando um portal parecido com o site do seu banco, na verdade, não é.
Melhorias também foram feitas no para o Norton Intrusion Prevention System e Norton Safe Web para Facebook, aplicações chave que ficam de olho para ameaças como likejacking e mensagens com links para sites maliciosos.
“Acreditamos que a engenharia social é o maior dos caminhos para um malware entrar no sistema. Se você pode, de alguma forma, enganar o usuário para fazer algo que ele não faria normalmente, em seguida, o malware pode entrar”, disse Egan ao CNET.
Outro ponto positivo: o Insight network agora persegue os endereços de IP, para poder determinar quando uma nova ameaça vem de um fonte repetida, o que ajuda na criação de um banco de dados global sobre as origens dos diversos vírus que infectam diariamente a internet.
A Symantec assegura que o Norton continuará a seguir a linha adotada há uns dois anos, de desenvolver produtos completos e robustos, mas que não deixem as máquinas pesadas e lentas. Aliás, em recente comunicado, a fabricante afirmou que a nova versão do software para consumo final e de pequenas empresas rodará “leve” no Windows 8. Que assim seja.
O Norton AntiVirus 2013 fornece 12 meses de segurança para um único computador por US$ 39.99. O Norton Internet Security cobre até três computadores, também por um ano, por US$ 79,99, e o Norton 360, a versão acima do Internet Security, conta com mais funcionalidades para segurança, e custa, também para três máquinas, US$ 89,99.
Infelizmente, não temos os preços que serão, de fato, praticados no Brasil. Porém, os softwares certamente poderão ser baixados pelo site da companhia no País ou pela loja virtual da Kalunga, onde você compra o antivírus e já está pronto para fazer o download para sair usando – além de, claro, as caixinhas de sempre.
O que pode ser um ponto absolutamente positivo para nós, é que desde janeiro deste ano a Symantec já produz o Norton em terras tupiniquins, o que pode significar soluções “mais baratas”, pois não estará inclusa a taxa de importação e dezenas de impostos – lembrando que a produção em território nacional por multinacionais ganha incentivos fiscais do governo. É esperar a confirmação da data de disponibilidade para o Brasil e ver como as águas vão correr.
Outra coisa bastante importante, e que deve se tornar uma tendência: notaram como a interface do Norton 2013 é absolutamente parecida com a do AVG 2013? Ao que parece, e tudo caminha para sim, o Windows 8 terá um problema de excesso de semelhanças

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